O mercado agrícola está em compasso de espera para o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), marcado para o dia 31 de março. Este relatório é crucial, pois trará os primeiros números de plantio da nova safra de soja e milho nos Estados Unidos, influenciando diretamente os preços globais, incluindo o Brasil, destaca a analista de mercado da Camisc Naides Adriana Veis.
A expectativa é que os Estados Unidos aumentem o plantio de milho em detrimento da soja, destacou Naides. Os números divulgados no relatório serão determinantes para as tendências do mercado. O preço da soja tem apresentado volatilidade devido a notícias vindas dos Estados Unidos, especialmente relacionadas a taxações comerciais. As taxações dos Estados Unidos sobre outras economias, como a União Europeia e a China, podem redirecionar a demanda para o Brasil no segundo semestre. A possível taxação de navios chineses que transportam soja dos Estados Unidos também gera expectativas no mercado. As políticas de taxação dos Estados Unidos visam fortalecer a economia do país, embora possam causar um recuo inicial. Outro fator a influenciar o mercado é o aumento dos custos de frete nos Estados Unidos que pode beneficiar o Brasil, aumentando a demanda pela soja brasileira. Existe uma complexidade de fatores que envolvem o mercado americano, onde o governo Trump visa fortalecer o mercado interno do petróleo, e o mercado de biodiesel.
Colheita no Brasil
A colheita da soja no Brasil está em andamento, com cerca de 40% da safra já colhida em algumas regiões e as condições climáticas mais secas nos próximos dias devem acelerar a colheita. Os produtores brasileiros devem monitorar de perto os prêmios da soja, que têm apresentado variações significativas. A gestão do momento de venda da soja é crucial para garantir recursos financeiros, especialmente em um cenário de volatilidade.
Recomendações:
Produtores devem acompanhar de perto as notícias e os relatórios do mercado para tomar decisões informadas. A gestão de riscos e o planejamento financeiro são essenciais para lidar com a volatilidade dos preços. É crucial que os produtores estejam atentos aos preços da soja e às suas necessidades financeiras, dada a dinâmica do mercado. Por fim destacou Naides que o mercado de soja permanece dinâmico, com diversos fatores influenciando os preços. Acompanhar as notícias e os relatórios é fundamental para tomar decisões estratégicas.
Texto Betto Rossatti - Jornalista Mtb 187/04/94